Objetivos: Esta proposta está inserida no programa educativo da Fundação da Casa de Mateus e visa dar a conhecer o seu património histórico através de uma viagem que nos transporta a tempos muito diferentes dos que vivemos hoje. O espaço e o tempo mostram-se às crianças através da Casa e da sua arquitetura, dos objetos e mobiliário, que se encontram no seu interior, e de toda a história da família que aqui viveu.

Nível de escolaridade – pré-escolar (crianças entre os 3 e 5 anos de idade)

 


Área de Conhecimento do Mundo | Formação Pessoal e Social

Objetivo: Despertar a curiosidade na criança respeitando os conhecimentos já adquiridos; promover a descoberta de si mesmo, dos outros e das instituições, das inter-relações entre espaços, materiais e objetos; situar-se socialmente numa família e noutros grupos sociais, conhecer alguns aspetos do ambiente social.

Enquadramento pedagógico: O Museu da Fundação da Casa de Mateus é um espaço de diversidade cultural e educativa que propõe atividades que contribuirão para a formação de crianças e jovens, transformando-se num lugar de aprendizagem. Neste percurso em contacto direto com o património histórico da Casa de Mateus, de forma divertida e estimulante, o aluno é incentivado a descobrir, explorar e sentir os espaços e o modo de vida típicos de uma família nobre do século XVIII.

 

D.LUÍS ANTÓNIO, UMA VIAGEM AO BRASIL| VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA!

Atividade em modo presencial: Ao estilo do teatro de papel japonês, o kamishibai, esta atividade promove a descoberta da história de D. Luís António, 4º Morgado de Mateus, no período que enquadra a sua estadia no Brasil como Governador da Capitania de São Paulo. Esta atividade será realizada na frasqueira, local da exposição sobre o 4º Morgado de Mateus. Nesta sala, poderão observar-se vários objetos utilizados nas viagens e também, alguns pertences de D. Maria Leonor, mulher de D. Luís António de forma a divulgar o modo de vida desta família num passado recente e compreender como viviam naquela época. Segue-se uma visita ao interior da Casa para uma viagem no tempo, recuando até ao século XVIII.