Entre dois Séculos: do XVIII ao XIX

Objetivos:
Explicar as mudanças decorrentes entre o Século XVIII e XIX.

No Século XVIII esclarecer sobre: as características do Iluminismo em Portugal, a partir do Marquês de Pombal e da Casa de Mateus no Século XVIII;  as reformas urbanas de Lisboa após o Terramoto de 1755; a reestruturação de São Paulo no Brasil através do governo de D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, 4º Morgado de Mateus (1722 – 1798).

No Século XIX apresentar: a Edição Monumental de Os Lusíadas através dos exemplares únicos das chapas em cobre, águas fortes, pertença do morgadio da família cujo Editor é o 5º Morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos e depreender a importância desta obra e do estudo minucioso que o Morgado realizara a fim de preservar uma identidade nacional que de via ameaçada pela conjuntura política vigente no contexto das guerras peninsulares.

 

 

Percurso (2h00)

Do Antigo Regime ao Iluminismo: a Casa de Mateus enquanto microcosmo da sociedade portuguesa mas também da Europa e do mundo (0h30):

Pátio Principal: receção de boas – vindas e caminhada até o Museu;

Museu: explicação do cenário político, económico, social e militar através da Casa de Mateus, em especial através da sua arquitetura que deslumbra pelos elementos decorativos por forma a criar uma espaço cénico, de representação, com a planta em U, a decoração da fachada, o efeito da dupla escadaria, bem ao gosto italianizante (Nicolau Nasoni), denotando poder e notoriedade de uma estirpe singular e notabilíssima.

 

 

Intervalo para o lanche na Cozinha Velha (0h30)

 

Oficina de Restauro (0h30):

Higienização de peças e livros hipotéticos com um pincel e mata-borrão ou lixar e pintar moldura de quadro.

Oficina de Literatura Portuguesa (0h30):

Quiz sobre Os Lusíadas: distribuição de um pequeno questionário com 5 perguntas de resposta múltipla com o objetivo de conhecer melhor a obra.

 

 

Perguntas:

 

 

Oficina no Museu da vinha (0h30):

Reconhecer a Casa de Mateus como um lugar integrante da região demarcada do Douro e apresentação de algumas castas autóctones desta região.

Recursos didáticos: vídeo de animação e caderno de campo com Quiz.