O seu passado próximo | Portugal na Europa e no Mundo | Valorização do seu património histórico e cultural

Objetivos:
Promover no aluno o autoconhecimento, a sua localização enquanto ser humano no espaço ambiental e social, permitindo-o diferenciar lugares e compreender o tempo numa linha cronológica dentro do seu convívio familiar e perceber o contexto histórico-social de Portugal, através da Casa de Mateus, na Europa e no Mundo. Diferenciar e valorizar o património histórico e cultural próprio e apresentar as culturas de outros povos, também existentes na Casa de Mateus nos objetos do Museu (peças indo-portuguesas, brasileiras, francesas, espanholas, italianas e inglesas), a fim de criar o respeito pelas diferenças culturais e consciencializar sobre a importância de preservar os objetos.

 

Percurso (2h00)

Conhecer o passado através da Casa de Mateus (0h30):

Pátio Principal: receção de boas – vindas e caminhada até o Museu;

Museu: visita à Casa para comparar os elementos do passado com elementos que se conhecem atualmente. Identificação de objetos de outras culturas. Compreensão do ambiente como espaço histórico e cultural;

 

 


Intervalo para o lanche na Cozinha Velha (0h30)

 

 

Oficina de Restauro (0h30):

Após conhecer alguns objetos importantes, observar como são preservados, por meio do restauro, e aprender a lixar uma madeira.

Recursos didáticos: visualização de um vídeo de animação e caderno de campo com ilustrações.