O Projeto Lugar Comum tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.
As Oficinas do Conhecimento, realizadas ao longo de todo o projeto são um dos elementos fundamentais práticos, do projeto.
Estas ações permitiram o cruzamento de várias áreas e ideias, dos vários campos de atuação, permitindo a troca de conhecimento entre os vários setores da Fundação e toda a Comunidade. Ao longo do seu desenvolvimento, as oficinas apostaram no incremento das competências básicas dos funcionários e colaboradores da fundação, explorando os eixos modeladores do projeto.
Até ao momento, as Oficinas do Conhecimento envolveram todos os funcionários da Fundação da Casa de Mateus e centenas de participantes da comunidade.
Oficinas realizadas:
Oficinas de Informática Básica
Oficina dirigida por João Neto
Esta oficina pretende apresentar um conjunto de ações de reforço das competências digitais básicas, permitindo qualificar o desempenho profissional, mas sobretudo favorecer a inclusão do indivíduo num mundo progressivamente mais informatizado.
Oficinas de Vitivinicultura
Oficina dirigida por José Carlos Fernandes
As oficinas de vitivinicultura pretendem esclarecer os procedimentos e métodos necessários à boa manutenção da vinha. Vão explorar-se vários temas, desde as caraterísticas da videira, a poda, as maleitas da vinha e possíveis tratamentos até chegar à vindima em si. Como parte e resultado de todo este processo, a prova do vinho é uma fase essencial para permitir produzir com qualidade e rigor.
Oficinas de Horticultura
Oficina dirigida por João Bicho
Num momento em que, à valorização dos produtos endógenos e da sazonalidade se relacionam com a questão da sustentabilidade e da exploração de recursos agroecológicos, aleado aos campos da gastronomia, é necessário um raciocínio urgente sobre a soberania alimentar. A horticultura estuda as técnicas de produção e aproveitamento de plantas comestíveis e ornamentais tais como frutos, legumes, árvores, cogumelos, arbustos e flores. Exige conhecimentos prévios de ações diversas que vão desde a preparação do terreno à colheita (no caso das plantas comestíveis), passando pelo plantio e o seu cultivo.
Oficinas de Narrativas do Património
Oficina dirigida por José Luís Ferreira
Narrar o património implica tornar presentes todas as personagens, todas as histórias, todas as ideias que podemos observar ou intuir a partir da arquitetura, do mobiliário, da coleção, dos jardins, dos espaços produtivos… Significa, mais do que descrever, a capacidade de fazer reviver, de dar a viver. Em conjunto, vamos associar experiência e conhecimento para transformar a experiência de visita à Casa de Mateus uma aventura que se imprimirá na memória de todos os visitantes.
Oficinas de Francês Básico
Oficina dirigida por Suzana Dionisio
A Oficina de Francês Básico é indicada para todos aqueles que querem iniciar ou aperfeiçoar o seu conhecimento na língua Francesa através de conhecimentos básicos que podemos pôr em prática em contextos diários. Em ambiente informal, os participantes destas Oficinas poderão partilhar e desenvolver os seus conhecimentos e enriquecer-se à medida que exploram uma das línguas mais faladas a nível mundial.
Oficinas de Comunicação Cultural
Oficina dirigida por Inquieta – Agência Criativa representada por Eduarda Freitas
De que falamos, quando falamos de comunicação cultural?
Como comunicar um projeto, uma ideia, uma exposição, um evento?
Que estratégia e que melhores ferramentas juntam autores e públicos para uma conversa que verdadeiramente interesse a todos?
Lançamos, através desta oficina, o desafio de descobrir as diferenças e/ou semelhanças entre comunicar cultura e comunicar outro tipo de áreas.
Oficina de Direção e Produção de Cena
Oficina dirigida por Carlos Antunes e Otelo Lapa
Os objetivos desta oficina pretendem ajudar a compreender a natureza e modo de estruturação de diferentes tipos de espetáculos; analisar as componentes técnicas e artísticas implicadas nos diferentes tipos de formações artísticas; reconhecer as diferentes funções dos elementos intervenientes no espetáculo; identificar o projeto artístico; escolher o local de apresentação; avaliar as necessidades artísticas, técnicas e logísticas e planear a produção do espetáculo.
Oficina de Reutilização de Materiais
Oficina dirigida por Fernando Pendão
Cada vez mais as empresas produzem quantidades enormes de informação, muitas vezes, em suporte físico. Com o passar do tempo a informação deixa de ter relevância, acabando-se por acumular grandes quantidades de matérias. Partindo desta realidade, como pode uma empresa reduzir os seus desperdícios? São estas respostas que a Oficina de Reaproveitamento de Materiais procura responder.
Oficina de Biodinâmica
Oficina dirigida por João Castella
No âmbito do aprofundamento do desígnio de uma transição ecológica na Casa de Mateus a oficina ‘Biodinâmica, um impulso cultural novo na compreensão da Natureza’ pretende consciencializar o mundo, pela mente humana e responsabilização dos seus atos perante os fenómenos da Natureza.