Apresentação

A Casa de Mateus é um lugar particular onde existem, simultâneamente, património histórico e património natural que, ao longo dos últimos séculos, têm sido preservados através das ações conjuntas de uma unidade familiar e, mais recentemente, das missões estatutárias da Fundação da Casa de Mateus instituída em 1970.

Conhecer a Casa de Mateus, microcosmo da sociedade, é conhecer também a nossa história, a história de Portugal, da Europa e do Mundo. Cada peça do seu Museu transporta-nos para diversas realidades históricas, intrínsecas à nossa memória coletiva, que deve ser salvaguardada e valorizada, mediante ações promotoras de uma educação patrimonial. Usufruir do património histórico da Casa de Mateus, através do Percurso do Museu, é estar consciente da necessidade de preservar um bem precioso que outros, como nós, virão a descobrir neste lugar, nesta Casa, noutros tempos!

Nos últimos anos, a Fundação da Casa de Mateus tem desenvolvido vários projetos, tais como as Oficinas de Horticultura e Viticultura, implementando práticas agrícolas que se baseiam sobretudo na sustentabilidade e no equilíbrio ambiental. Na verdade, está na agenda do dia a tomada de consciência de uma crise ambiental a nível global, confirmada nos últimos tempos, por vários fenómenos tais como as alterações climáticas, as ameaças à Biodiversidade, o esgotamento de recursos naturais, entre outros. Assim, o Percurso da Biodiversidade visa dar a conhecer as relações dos seres vivos de vários ecossistemas deste espaço que se interligam e formam um ambiente natural singular capaz de sensibilizar para uma educação ambiental.

A oferta educativa da Fundação da Casa de Mateus foi delineada e está vocacionada para estudantes desde o pré-escolar ao ensino secundário, cujos planos curriculares de formação geral e específica integram as seguintes disciplinas/aprendizagens essenciais de acordo com o Património Histórico e Natural.

06

 

 

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab