7 de Novembro de 2019, 14h30

A carregar Eventos

No dia 7 de Novembro, às 14h00, prosseguiu a Oficina de Horticultura, ministrada pelo arquiteto paisagista João Bicho.

Depois de uma primeira sessão sobretudo teórica, na qual foram abordadas noções fundamentais sobre Agricultura Biológica, ou sobre as diferenças de uma horta de inverno e de uma horta de verão e a forma de as conceber para que resistam a pragas e às condições naturais de uma forma sustentável. Foram ainda abordadas a questão da fertilização do solo e a sua compostagem, o palestrante informou que poderiam ser realizadas através de restos de alimentos e da própria horta que tenha secado. Também, elucidou sobre o solo ficar mais rico se for mexido várias vezes e, além disso, frisou a importância do preparo do solo durante o primeiro ano da criação da Horta. 

No que diz respeito à adubação, João Bicho acautelou que, em excesso, o estrume pode queimar os alimentos. Ao longo da sessão foi feita identificação da disposição dos vegetais e respetiva explicação da importância estratégica do plantio ter sido realizado com a disposição correta.  

Durante este percurso na horta, João Bicho fez a identificação prática de algumas pragas, nomeadamente, o pulgão. Ressaltou e mostrou a importância de algumas flores ornamentais, plantadas na horta, que contribuem para polinização ao longo do ano. 

Identificou que alguns alimentos já estão secos, mas que as suas sementes podem ser tratadas e aproveitadas para o plantio do próximo ano, tais como o girassol, o tomate, a beringela, os pimentos, entre outros. 

 

A horta-jardim da Casa de Mateus é um projeto iniciado na primavera de 2019, com a colaboração do arquiteto paisagista João Bicho. Importa agora aprender com a experiência deste primeiro ciclo produtivo e reforçar a compreensão da organicidade de todo o processo que vai do planeamento da horta à conservação dos produtos que dela resultam.

O projecto Lugar Comum tem como objectivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.

A Oficina destina-se aos colaboradores da Fundação da Casa de Mateus e ao restante público da comunidade.

Mais informação e inscrições em cultura@casademateus.pt

 

 

Visite a página principal das Oficinas de Horticultura ou a página do Projeto Lugar Comum.

 

Consulte o calendário de formações:

22 de Outubro de 2019 – 14h30

Oficina de Horticultura, João Bicho

Criação de uma horta Biológica

 

 

 

 

7 de Novembro de 2019 – 14h30

Oficina de HorticulturaJoão Bicho

A Colheita.

 

 

 

 

 

14 de Abril 2020  –  12h00

Oficina de BiodinâmicaJoão Castella

 

 

 

 

 

06 de Agosto 2020 –  14h30

Oficina de HorticulturaJoão Bicho

O Fim do Verão.

 

 

 

 

 

02 de Setembro 2020 –  14h30

Oficina de HorticulturaJoão Bicho

Preparar o Inverno.

 

 

 

 

 

4 de Novembro 2020 – 14h30

Oficina de Horticultura, João Bicho