
Inauguração da Exposição
MATEUS|SÃO PAULO: D. LUÍS ANTÓNIO E D. LEONOR, 300 ANOS
Leitura/Performance por António Fonseca
L’HISTOIRE DU PORTUGAL PAR COEUR + OS LUSÍADAS
Logo a seguir ao fim de semana da Páscoa, aproveitamos o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios para inaugurar a exposição MATEUS|SÃO PAULO: D. LUÍS ANTÓNIO E D. LEONOR, 300 ANOS, vista panorâmica sobre a vida e o percurso do 4º Morgado de Mateus – o primeiro membro da família a projetar-se como estadista ao assumir o posto de Governador e Capitão-General de São Paulo por nomeação do Marquês de Pombal – e de sua mulher D. Leonor, uma das mais determinadas protagonistas da história desta Casa. Com o recurso a documentos, mapas, ilustrações e objetos que fizeram parte da vida destas duas personagens, procuramos compreender como interpretaram os desafios do seu tempo, como procuraram fazer as transições que se impunham.
A exposição de D. Luís António e D. Leonor esteve, durante mais de dez anos, exposta numa das Salas da Fundação da Casa de Mateus, mas que em virtude das mudanças climáticas apontou taxas de temperatura e humidade inadequadas nos últimos dois anos, o que foi devidamente exposto no Relatório de Atividades da Fundação e que resultou na alteração da Sala a partir de um novo Projeto Expográfico que visa celebrar e assinalar os 300 anos de nascimento do D. Luís António e de D. Leonor de Portugal.
A completar o programa, assinalando a coincidência entre o centenário da publicação, por Almada Negreiros, de l’Histoire du Portugal par Coeur e a celebração dos 450 anos da primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, convidamos o ator António Fonseca a misturar estes dois textos cheios de surpresas e ironias históricas e polvilhá-los com excertos das cartas trocadas entre o casal durante os dez anos de ausência de D. Luís António. A terminar este fim de tarde, todo ele virado para prazeres sensoriais como a memória e as artes, a bola vegetariana ou os vinhos deste Douro em altitude, revelamos a programação sonhada para o resto deste ano de 2022 e ficamos à conversa sobre as eventuais razões para permanecermos otimistas…
Informação: Os lugares são limitados e sujeitos a reserva. O acesso requer a aquisição de um ingresso de Visita Especial no valor de 5€. Poderá reservar o seu lugar pelo email cultura@casademateus.pt.