Em dezembro de 2015 iniciou uma nova série de conversas com uma abordagem às grandes teorias da Filosofia Moral, em que pontificaram as palestras dos Professores José Meirinhos (Universidade do Porto) e João Cardoso Rosas (Universidade do Minho).
O tema deu azo a animadas discussões sobre ética das virtudes, ética kantiana e consequencialismo moral. Após esta introdução às grandes teorias da ética, o Grupo de Teoria Política do Instituto de Línguas e Ciências Humanas da Universidade do Minho, propôs associar-se à organização das conversas com um ciclo que foi batizado “A Hora da Ética” dedicado a temas atuais de ética aplicada, sob a coordenação do Professor Roberto Merrill (UM).
A partir de Junho 2016, foi agendado um conjunto de sessões dirigidas a questões concretas da atualidade para as quais foram convidados investigadores de diferentes universidades portuguesas e estrangeiras a apresentar as suas teorias e a debatê-las com o público. Os temas já abordados foram a ética do Marxismo, com o Prof. Satoshi Matsui (13/06/16), a ética do rendimento básico incondicional, com o prof. Karl Widerquist (16/07/16), a Ética do particularismo, com o prof. Alan Thomas (22/10/16), a ética dos bancos, com o prof. Geert Demuinjk (12/11/16), e a ética do amor, com o prof. Roberto Merrill (03/12/16).
Em 2017, continua o Ciclo de Conversas. A primeira sessão de 2017 foi agendada para 11 de Fevereiro, dedicada aos Lusíadas de Luís Vaz de Camões e alusiva ao bicentenário da edição monumental desta obra por D. José Maria de Sousa Botelho Mourão, Morgado de Mateus. O orador convidado foi o Professor João Figueiredo da Universidade de Lisboa, autor de vários ensaios sobre Luís Vaz de Camões.
Durante o mês de abril e maio realizou-se o ciclo dedicado à Utopia. No dia 1 de Abril, o Filósofo Renato Janine Ribeiro apresentou o tema “Utopia e Democracia”, com moderação de Álvaro de Vasconcelos. No dia 29 de Abril, Jorge Barreto Xavier falou sobre Cultura e democracia e apresentou o seu livro « A Cultura na vida de todos os Dias », com moderação de Teresa Albuquerque, no dia 20 de Maio o tema foi sobre as perspectivas sobre o futuro do trabalho e como isso pode estar a repercutir nas democracias europeias, com Pedro Santa-Clara Gomes, Sara Bizarro e Gonçalo Marcelo.
Para aceder ao resumo das conversas, clique aqui.