O Dr. Tom Fleming é um dos principais especialistas internacionais em economia criativa, política cultural e artística e cidades e regiões criativas. Seu trabalho se concentra em aconselhar governos, municípios e instituições em todo o mundo a desenvolver pesquisas, políticas, estratégias e ações eficazes em toda a economia criativa. Ele liderou projetos de pesquisa estratégica em todas as regiões, com um histórico particularmente forte na Europa, Rússia, sudeste da Ásia, Caribe, África Subsaariana e Oriente Médio. Os principais clientes incluem Banco Mundial, UNESCO, Comissão Europeia, British Council, Arts Councils, Film Councils, vários governos, municípios, organizações culturais e educacionais e ONGs.

Como Diretor da Tom Fleming Creative Consultancy (TFCC), que fundou em 2002, Tom lidera uma equipe interdisciplinar e multilíngue que está entregando vários projetos em todo o mundo. Ele liderou muitos programas de pesquisa, estratégia e avaliação em mais de 60 países e 300 cidades e regiões. As áreas centrais de especialização incluem política e estratégia de alto nível para o setor cultural e economia criativa; conhecimento profundo da relação entre cultura, criatividade e desenvolvimento econômico; liderança inovadora em modelos criativos de planejamento urbano; e experiência incomparável em investimentos setoriais, mapeamento, agrupamento e os efeitos colaterais das indústrias culturais e criativas.

 

Tom Fleming foi um dos Oradores do Ciclo de Conferências, «Cidade Lugar Comum» incorporam o projeto Lugar Comum que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.