Tiago Daniel Mota

De 2001 a 2007, estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, onde se
formou em canto. Tem uma vasta experiência sobretudo nas áreas de música
antiga e contemporânea, tendo colaborado, entre outros, com o Coro
Gulbenkian (entre outros, sob a direcção de Michel Corboz) e o Ensemble
Officium.
Desde 2007 mora em Basel, onde estudou música antiga na Schola
Cantorum Basiliensis com Dominique Vellard; obteve em 2012 o seu Masters
em Canto e também em Ensemble vocal (AVES). Teve igualmente a
oportunidade de trabalhar com Gerd Türk, Evelyn Tubb e Anthony Rooley,
incluindo na gravação em CD de “The Passions”, uma oratória de William
Hayes.
Colabora actualmente com o Huelgas Ensemble; o Choeur de Chambre de
Namur, com quem gravou vários CDs, nomeadamente o Requiem de Mozart e
o Vespro della Vergine de Monteverdi, sob a direcção de Leonardo Alarcón;
Coro della Radiosvizzera, sob a direcção de Diego Fasolis; e também Basler
Madrigalisten, ensemble suíço focado primordialmente na música antiga e
contemporânea, com quem realizou a première de várias obras. É um membro
fundador do Ensemble Armonia degli Affetti (seleccionado em 2014 como um
dos Jeunes Ensembles de Ambronay), não apenas como cantor solista e de
ensemble, mas também pesquisando e editando peças dos séculos XVII e
XVIII.
Em 2006 e 2007, desempenhou o papel principal de Anão em “A Floresta”,
uma ópera de Eurico Carrapatoso. No início de 2012, participou como solista
na ópera “The Fairy Queen”, de Purcell, no Theater Basel e em março de 2014,
foi solista na ópera “Shiva para Anne”, a 3ª parte de uma trilogia composta por
Mela Meierhans e apresentada no MaerzMusik de Berlim e Luzern Festival.

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