Paulo Novais é Professor do Departamento de Informática e investigador no centro ALGORITMI, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

A sua investigação centra-se na área científica da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes. Mais recentemente, tem-se focado em conceitos ligados a Decisão, Inteligência Ambiente, Ambientes de Vida Assistida e Análise Comportamental.

Diretor do Programa de Doutoramento em Informática e, cofundador e Diretor-Adjunto do Mestrado em Direito e Informática da Universidade do Minho.

Coautor de mais de 350 artigos científicos publicados em revistas internacionais e conferências, e livros.

Recebeu diversos prémios internacionais, dos quais se destaca recentemente: Best Application Paper Award na EPIA 2017, Best Paper Award na Agreement Technologies 2016 , Best Student Paper na PECCS 2015 e ainda o IBM Award of Scientific Excellence, na PAAMS 2017

Presidente da APPIA (Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial).

Representante de Portugal na IFIP (International Federation for Information Processing) – TC 12 Artificial Intelligence e na ISO (International Organization for Standardization), ISO/IEC JTC 1/SC 42, Artificial Intelligence.

Membro da comissão executiva da IBERAMIA (IberoAmerican Society of Artificial Intelligence) e senior member da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Coordenador da Comissão Científica do Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial da Fundação Calouste Gulbenkian.

Desempenha funções de perito na Comissão Europeia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência Nacional de Inovação, entre outras entidades.

Please follow and like us:
0