Os novos desafios suportados pelo contexto que vivemos levaram a Fundação da Casa de Mateus a procura explorar o mundo digital, estando assim mais próximo de todos aqueles que nos acompanham.

O momento atual, extremamente desafiante, obriga-nos a pensar a forma como construímos e comunicamos as ideias. Criando uma rede online que nos permita chegar a casa de todos aqueles que nos acompanham e queiram usufruir dos conteúdos que a Fundação partilha. Estamos por isso adaptar-nos ao momento que vivemos, reforçando as ideias que marcam o trabalho desenvolvido na Fundação da Casa de Mateus.

Recuando ao mês de Janeiro de 2020, o seminário Transições permitiu-nos olhar sobre as transições digital e ecológica, procurando compreender, em paralelo, quais as perspectivas imediatas que a tecnologia e a digitalização trazem aos nossos mundos presentes e aos patrimónios que transportamos connosco e quais as transformações, humanas, económicas ou políticas, que os desafios ambientais nos sugerem com veemência.

Transportando as nossas ideias de produção de cultural de defesa do património vamos mais além, através de várias iniciativas, com base na nossa programação. Para tal o Facebook e o Website da Fundação, são ferramentas essenciais, para que agora, seja a Fundação da Casa de Mateus a visita-lo, no conforto da sua casa.

 

■ Mais uma imagem do nosso Arquivo: escultura de Nossa Senhora dos Prazeres com coroa em prata. O Menino Jesus está representado com a mão direita erguida em atitude de benção. Uma escultura em madeira, prata e vidro (olhos) do século XVII.

O trabalho do Arquivo é fundamental na preservação da memória. Amanhã, dia 26 de novembro, 15h30, voltamos às Oficinas de Arquivo (plataforma zoom), do projeto Lugar Comum, com o professor Armando Malheiro e o arquivista da Casa de Mateus Ricardo Mingorance. Ainda se pode inscrever enviando um e-mail para cultura@casademateus.pt

//

A Oficina será dividida em dois momentos. No primeiro momento, o Professor Armando Malheiro apresentará os conceito de documentos híbridos e a importância da sua preservação tanto em formato analógico como o digital. No segundo momento, Ricardo Mingorance apresentará como o Arquivo da Casa de Mateus tem organizado a documentação de uma das atividades da Casa de Mateus em suporte físico e digital.
... See MoreSee Less

View on Facebook

■ Com as nossas cores de Outono, e rodeados pela natureza, estamos sempre à vossa espera. Conheçam todas as opções de visita no nosso site: casademateus.com/marcacao-de-visitas-como-chegar-2020/
Para reservar:visitas@casademateus.pt ou +351 259 323 121

// Prémio 𝗕𝗲𝘀𝘁 𝗢𝗳 𝗪𝗶𝗻𝗲 𝗧𝗼𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟭 na categoria 𝗔𝗿𝘁𝗲 𝗲 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮.
... See MoreSee Less

View on Facebook

■ Hoje partilhamos este desenho feito à pena, no Século XIX:
“Casa de Mateus pertencente ao Morgado de Matheus o Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor D. José Maria de Souza na Província de Trás-os-Montes”.

A orgânica de um Arquivo é um tema fascinante que continuamos a explorar nas Oficinas de Arquivo da Casa de Mateus, inseridas no projeto Lugar Comum.

A próxima oficina é dia 26 de novembro, quinta-feira, pelas 14h30, online, com o professor Armando Malheiro. Para participar, envie um e-mail para cultura@casademateus.pt

//

Armando Malheiro é investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, implicado na construção do Sistema de Informação da Casa de Mateus.

Mais informações em www.casademateus.pt
... See MoreSee Less

View on Facebook

O lugar central da cultura num "new deal" para a Europa, nas palavras do Presidente do Parlmento Europeu David Sassoli. Reflexão enquadrada na definição de uma estratégia de recuperação da crise pandémica.

www.youtube.com/watch?v=U3eV0Q4gN8Y
... See MoreSee Less

View on Facebook

■ Hoje, dia 18 de novembro, às 18h, para quem se importa com alimentação e consumo consciente, sugerimos o webinar "Agroecologia".

Sobre como é que os alimentos são produzidos, como o consumimos e para onde vai o que sobra são questões de extrema importância quando nos debruçamos sobre os pilares da sustentabilidade: ambiente, social e económico.

[As oficinas são gratuitas e estão divididas em webinários e em momentos teórico-práticos .]

+ informações e inscrições (obrigatório): a.agroecologia@gmail.com
Página do evento - www.facebook.com/events/687565135093986/
--
... See MoreSee Less

View on Facebook

 

VISITE O NOSSO CANAL DE YOUTUBE