Setaro, Construtor de Utopias

Mário Pontiggia

Nascido em Las Flores – Argentina – realiazou os seus estudos teatrais e musicais em Buenos Aires. Licenciado em Arquitectura e Semiologia Arquitectónica pela Universidad de Belgrano, diplomou-se com distinção e louvor em Direção de encenação no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, onde foi também bolseiro europeu. Dramaturgo e ensaísta de ópera, tem sido Director de Produção da Opéra de Monte-Carlo (1994 / 2004), Diretor Artístico de Ópera de Las Palmas de Gran Canaria (2002 / 2014); actualmente é Director Artístico de la Fundación Internacional Alfredo Kraus.

O repertório de suas produções de encenação abarca L’incoronazione di Poppea e Il ritorno d’Ulisse in patria (Monteverdi); Dido and Aeneas (Purcell); La serva padrona (Pergolesi); Aci, Galatea e Polifemo y Giulio Cesare (Händel); Kaffeekantate y Hochzeitkantate (Bach); Die Entführung aus dem Serail, Die Zauberflöte y La Clemenza di Tito (Mozart); La Grotta di Trofonio (Salieri); L’Italiana in Algeri (Rossini); I Capuleti e i Montecchi, Norma e I Puritani (Bellini); L’elisir d’amore y Roberto Devereux (Donizetti); Attila, Macbeth, I Masnadieri, I Due Foscari, Rigoletto, Il Trovatore, La Traviata, Un Ballo in maschera, Simon Boccanegra, Aida y Otello (Verdi); Tristan und Isolde (Wagner); Die Fledermaus (J. Strauss); Les Pêcheurs de perles y Carmen (Bizet); La Belle Hélène y Les Contes d’Hoffmann (Offenbach); Thaïs, La Navarraise y Werther (Massenet); Cavalleria Rusticana (Mascagni); Pagliacci (Leoncavallo); La Bohème, Tosca, Madama Butterfly, La Rondine y Turandot (Puccini); Boris Godunov (Mussorgsky); Mozart & Salieri (Rimsky-Korsakov); Ariadne auf Naxos y Elektra (R. Strauss); Il Segreto di Susanna (Wolf-Ferrari); Eine Florentinische Tragödie (Zemlinsky); The Medium (Menotti); The Rake’s Progress (Strawinsky); La Voix Humaine (Poulenc) y Escorial (Perusso).

Mario Pontiggia já foi convidado pelos teatros Colón, Cervantes, Payró, Auditorio y Coliseo de Buenos Aires; Argentino de La Plata; Greco de Taormina, Valli de Reggio Emilia, Comunale de Ferrara, Comunale de Modena, Massimo de Palermo, Verdi de Sassari, Lirico de Cagliari, San Carlo de Nápoles, Bellini de Catania y MMF / Comunale de Florencia; Ópera de Oviedo / Campoamor, ACO – Ópera de Las Palmas de Gran Canaria / Pérez Galdós, Cuyás y Auditorio Alfredo Kraus, Gran Teatro de Córdoba, Ópera de Tenerife / Auditorio Adán Martín, Festival de Galicia / Principal de Santiago de Compostela, Ópera de A Coruña / Palacio de la Ópera y Colón, ABAO de Bilbao / Euskalduna; Festival de Sanxay / Grecoromano, Capitole de Toulouse; Bunka-Kaikan de Tokyo, Hamamatsu, Nagoya, Biwako, Osaka; Opernhaus de Zürich; Ópera de Monte-Carlo / Garnier, Fontvieille y Grimaldi Forum. Nomeado em 2006 por sua produção de Boris Godunov, sua produção de Elektra (Teatro Colón / 2007) obteve o prêmio ACE da crítica argentina. Mario Pontiggia teve a honra de inaugurar o Grimaldi Forum de Monaco (Aida / 2000) e a nova Opera di Firenze (Tosca / 2014).

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