Nota Biográfica (PT)

José Carlos de Vasconcelos (Freamunde, Paços de Ferreira, 10 de setembro de 1940) é um advogado, jornalista e escritor português.

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, pertence a uma geração de estudantes dessa universidade onde constam Manuel Alegre, Fernando Assis Pacheco ou José Augusto da Silva Marques.

Foi dirigente da Associação Académica de Coimbra chefe de redação do semanário Via Latina, órgão oficial da AAC, e que obteve uma projeção significativa no período da luta dos estudantes contra a ditadura, em 1961-62.

Foi também colaborador da revista Vértice. Advogado — chegou a ser encarregue da defesa de António Areal, José Rodrigues, João Perry, António Barahona da Fonseca e Eunice Muñoz quando estes foram alvo de um processo por alegado consumo de drogas, na década de 1970 — profissionalizou-se ao mesmo tempo como jornalista, após entrar, em 1966, no Diário de Lisboa.

Já depois do 25 de abril de 1974 seria diretor-adjunto do Diário de Notícias e um dos fundadores do semanário O Jornal, de que veio a ser diretor.

Atualmente pertence à direção editorial da revista Visão e é diretor do Jornal de Letras. Foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas.

Foi deputado à Assembleia da República, eleito pelo extinto Partido Renovador Democrático, de que foi um dos fundadores.

 

Nota Biografica (ES)

José Carlos de Vasconcelos (Freamunde, Paços de Ferreira 10 de septiembre de 1940) es un abogado, periodista y escritor portugués.

Licenciado en Derecho, por la Facultad de Derecho de la Universidad de Coimbra, pertenece a una generación de estudiantes de esa universidad donde constan Manuel Alegre, Fernando Assis Pacheco o José Augusto da Silva Marques.

Fue dirigente de la Asociación Académica de Coimbra jefe de redacción del semanario Via Latina, órgano oficial de la AAC, y que obtuvo una proyección significativa en el período de la lucha de los estudiantes contra la dictadura, en 1961-62.

Fue también colaborador de la revista Vértice.

Fue el encargado de la defensa de António Areal, José Rodrigues, João Perry, Antonio Barahona de Fonseca y Eunice Muñoz cuando éstos fueron objeto de un proceso por supuesto consumo de drogas en la década de 1970, se profesionalizó al mismo tiempo periodista, después de entrar en 1966 en el Diario de Lisboa.

Ya después del 25 de abril de 1974 sería director adjunto del Diario de Noticias y uno de los fundadores del semanario O Jornal, de que llegó a ser director.

Actualmente pertenece a la dirección editorial de la revista Visión y es director del Jornal de Letras.

Fue dirigente del Sindicato de los Periodistas.

Fue diputado a la Asamblea de la República, elegido por el extinto Partido Renovador Democrático, de que fue uno de los fundadores.

 

Please follow and like us:
0