João Tasso de Figueiredo Borges de Sousa é docente no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e é o responsável do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas da mesma Faculdade (LSTS).

É doutorado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incidem sobre o controlo de redes de sistemas, optimização dinâmica, coordenação e controlo de veículos autónomos e redes de sensores. Projectou e desenvolveu veículos para operações em mar, no ar, e em auto-estradas automáticas no âmbito de projectos de investigação desenvolvidos em Portugal, nos Estados Unidos e ainda na Europa. É responsável pelos protocolos de cooperação com a Marinha Portuguesa, com a NASA-Ames, com as universidades da California em Berkeley e do Hawaii e com o Naval Undersea Warfare Center nos Estados Unidos da América e com a Norwegian University of Science and Technology. É o responsável da Universidade do Porto, desde a primeira edição em 2010, pela organização do exercício REP Atlântico em cooperação com a Marinha Portuguesa e com o CMRE-NATO.

Recebeu o Prémio nacional BES-Inovação na Fileira Oceânica, 2006, como responsável do LSTS pelo projecto do Light Autonomous Underwater Vehicle e recebeu o Prémio de Incentivo Pedagógico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2008.

É autor de cerca de 400 publicações, 50 das quais em revistas internacionais e livros.