“Eco-Mateus” é um programa que assenta no trinómio cultura-criatividade-inovação, e na ideia da transição de uma lógica de ego-sistema para uma lógica de eco-sistema económico, social e cultural (Otto Scharmer e Kathrin Kaufer, 2013). Uma lógica capaz de ajudar a dar respostas aos desafios fundamentais que resultam da transformação paulatina e irreversível daquilo que foi condição de progresso, em risco para o homem. A
transformação civilizacional que esta transição supõe é de ordem de grandeza semelhante às transformações tecnológicas e culturais que lhe estão subjacentes e justifica o empenho de todos para que o processo em curso seja o mais inclusivo possível. “Eco Mateus” é uma iniciativa direcionada para as especificidades da Região do Douro e de Trás-os-Montes, procurando trazer ao debate exemplos de todos os pontos do planeta, ideias e metodologias que contribuam para aumentar a consciência do tempo presente, ou seja a capacidade de antecipação e resposta dos agentes, empreendedores e das organizações aí sediados aos problemas imediatos e às incógnitas que o futuro nos traz.
“Eco Mateus” apresenta cada ano uma conferência por um orador internacional, seguida de um atelier de trabalho durante o Verão; uma mini-escola de inovação, cujo objetivo é dotar os participantes de capacidades acrescidas de perceção e resolução de obstáculos à realização de problemas ou de projectos.
“Eco Mateus pode incluir iniciativas ao longo do ano que contribuam para as reflexões que lhe estão subjacentes e pode também cruzar com outros programas que as entidades parceiras desenvolvem.
“Eco Mateus” é uma iniciativa da UTAD e da FCM e realiza-se em parceria com especialistas internacionais em inovação.
Em 2018 o programa “Eco Mateus” incluiu:
-a conferência “Distâncias Críticas: os Abismos crescentes entre homens-máquinas, sociedades de negócios” por Alfons Cornella, no dia 10 de Maio, 16:00, na Aula Magna da UTAD.
– o seminário “Douro 4.0 – contrastes e revoluções” no dia 11 de Maio no Régia Douro Park
– Mini-Escola de Verão de Inovação na Casa de Mateus, entre 12 e 14 de Julho.
Em 2019 o programa “Eco Mateus” incluiu:
- a Mini Escola de Inovação que decorreu entre os dias 29 e 31 de Maio. Coordenada por Alfons Cornella, teve como tema a criação e exploração de novos modelos de negócios para o Turismo e o Agro-Alimentar.
- No dia 21 de Março, na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, realizou-se a Conferência «Radical #6 — Reinventar os Humanos», por Alfons Cornella, especialista em inovação do Institute of Next (Barcelona), que abordou as novas tendências tecnológicas e sociais, produziu um retrato do momento atual à escala global, identificando tendências e riscos, mas também as possibilidades contidas na transição para um mundo tecnologicamente avançado e socialmente mais justo.
- No âmbito da Conferência Radical #6, aproveitou-se para lançar a tradução portuguesa da última obra de Alfons Cornella: «Educar Humanos num Mundo de Máquinas Inteligentes», co-editada pela Fundação da Casa de Mateus e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD.
No ano de 2020 o programa “Eco Mateus” incluiu:
- No dia 6 de Maio, em associação com o Institute of Next de Barcelona, a Fundação da Casa de Mateus convidou para um debate on-line sobre o tema “Compreender a Nova China”. Esta iniciativa antecipou a conferência de Alfons Cornella sobre o mesmo tema durante a Mini Escola de Inovação, numa organização conjunta com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro.
- a Mini Escola de Inovação que decorreu entre os dias 6 e 8 de Julho. Nesta edição, Alfons Cornella, abordou várias questões: Como inovar num mundo em transformação acelerada? Quais os desafios que a nova realidade trouxe às indústrias agrícola e alimentar? Qual a diferença hoje, entre o que é normal e o que é radical?
