A Fundação da Casa de Mateus, propõe, ao longo do ano de 2020, apresentar e explicar cada mês documentos representativos das 12 Secções constantes do seu Arquivo.

Secção 10 – Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos (1879-1926)

 

No dia 1 de Outubro se comemora o Dia Internacional da Música e, também, a Casa elegeu essa temática para o Mês de suas atividades.

Assim, a Fundação da Casa de Mateus, apresenta no Mês de Outubro um documento especial, a partitura musical da Symphonia por Ol. L. Badoni assinada por Francisco Santos; Mateus, 15 de Julho de 1910.

Pese embora, não se tenha o conhecimento de mais detalhes sobre este documento na Casa de Mateus, sabe-se que a Música sempre esteve presente na vida da família, seja por estudos musicais ou pelos Concertos que se realizavam.

De todo o modo, o referido documento suscita-nos algumas importantes indagações sobre a vida da Música na Casa que nos abre um leque de possibilidades de investigação por meio dos documentos, já descritos, mas sempre ávidos por leituras aprofundadas para que assumam um cariz científico.

 

SC 10 | Grupo de Envio 1886.26

Pauta musical da Symphonia por Ol. L. Badoni assinada por Francisco Santos;

Mateus, 15 de Julho de 1910

 

 

Documentos do Mês

Documento do Mês de Janeiro

Documento do Mês de Fevereiro

Documento do Mês de Março

Documento do Mês de Abril

Documento do Mês de Maio

Documento do Mês de Junho

Documento do Mês de Julho

Documento do Mês de Agosto

Documento do Mês de Setembro