A Fundação da Casa de Mateus, propõe, ao longo do ano de 2021, apresentar e explicar cada mês documentos representativos das 12 Secções constantes do seu Arquivo.

Documento do Mês de Novembro

Secção 11 – Sousa Botelho Mourão
Subsecção 11.05 – Maria dos Prazeres de Sousa Botelho e Melo

O Arquivo da Fundação da Casa de Mateus apresenta, no documento da Secção 11,  Maria dos Prazeres de Sousa Botelho e Melo (Irmã Maria de Jesus) e convida-vos a vir conhecê-la.

 

Maria dos Prazeres de Sousa Botelho e Melo nasceu em Lisboa no dia 24 de Janeiro de 1869 e morreu na mesma cidade, no Centro Social do Menino Deus no dia 28 de Julho de 1955.

Ingressou na vida religiosa em 1899 na Ordem de São José de Cluny, adoptando o nome de religiosa de Irmã Maria de Jesus. Em 1901 foi para o St Joseph’s Convent em Stafford onde levava uma vida de simplicidade. De acordo com as palavras de uma das suas companheiras, era uma mulher simples que nunca falava de si própria, do seu passado ou da sua família. Em Maio de 1929 entrou em funções como Superiora em Senlis e no ano seguinte, após uma passagem por Mangualde, foi para Coimbra. Nesta cidade, fez um trabalho notável no Colégio da Rainha Santa Isabel, instalado no antigo Convento de Santa Clara.

Para conhecer mais sobre a história de Maria dos Prazeres, convidamos a ler o artigo «De Maria dos Prazeres a Maria de Jesus: as facetas da mulher e da freira reveladas no arquivo de família da Casa de Mateus».

 

O artigo de autoria do arquivista da Fundação da Casa de Mateus,  Ricardo Mingorance, foi apresentado no âmbito do Colóquio «O Feminino nos Arquivos», organizado pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel, Açores) em colaboração científica com o Núcleo CHAM Açores no dia 16 de novembro de 2020.

 

O documento deste Mês é a carta de Maria dos Prazeres (Irmã Maria de Jesus) para a sua irmã D. Maria Theresa (2ª Condessa de Mangualde).

Nesta carta, Maria dos Prazeres decide tornar o seu sobrinho, D. Francisco Albuquerque, o herdeiro da Casa de Mateus.

 

 

 

 

 

Carta enviada por D. Maria dos Prazeres à irmã D. Maria Theresa (2ª Condessa de Mangualde)
25 de Outubro de 1931
SC 11.01/GE1289.24

 

 

 

 

Documento do Mês | 2021

Documento do Mês de Janeiro

Documento do Mês de Fevereiro

Documento do Mês de Março

Documento do Mês de Abril

Documento do Mês de Maio

Documento do Mês de Junho

Documento do Mês de Julho

Documento do Mês de Agosto

Documento do Mês de Setembro

Documentos do Mês de Outubro