A Fundação da Casa de Mateus, propõe, ao longo do ano de 2018, apresentar e explicar cada mês documentos representativos do seu Arquivo.

Neste mês de Abril apresentamos um Alvará da quarta secção (1696-1730) do Sistema de Informação da Casa de Mateus (SICM). O Alvará de D. Pedro II faz mercê a Matias Álvares Mourão (n. 1669.05.28 – f. dp. 1730) e sua mulher D. Maria Coelho de Barros de Faria (n. 1670 – f. dp. 1730) para que se faça demarcação e tombo dos bens e propriedades do casal. Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata (designação relativa à quantidade de prata que recebeu de herança) e D. Maria Coelho de Barros de Faria foram 2ºs Morgados de Mateus, administradores da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres de Mateus e da Capela de Nossa Senhora da Esperança da Cumieira. Administraram outros bens e prazos nomeadamente em Sabrosa, Vila pouca, Lago Bom e Bornes.

 

1700, Agosto, 16 – Lisboa

Alvará pelo qual D. Pedro II faz mercê a Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata e sua mulher para que se faça demarcação e tombo de seus bens e propriedades, e respectivos registo e [requerimento].

2fls., 21,3 x 30,2 cm; manuscrito sobre papel; assinado.

Cota: SICM/SSC 04.01/DC/ALVARA REG.

 

 

 

Documento do Mês de Janeiro

Documento do Mês de Fevereiro

Documento do Mês de Março