A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 3 de Dezembro de 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, Conde de Mangualde, de Vila Real e de Melo, que doou uma parte substancial do seu património a esta instituição. Os fins estatutários da Fundação da Casa de Mateus são a preservação da Casa, o estudo do seu arquivo e a promoção de atividades culturais, científicas e pedagógicas.
Hoje, a Fundação é uma organização dinâmica, voltada para a comunidade, e que promove o conhecimento e a excelência nas suas mais variadas intervenções, ocupa um lugar de destaque no panorama nacional e internacional, para o qual aponta o esforço coletivo e individual da família do instituidor.
A Fundação da Casa de Mateus é uma instituição de direito privado com estatuto de Utilidade Pública, que emprega mais de 50 colaboradores. As atividades da Fundação da Casa de Mateus são garantidas a partir da gestão de fundos próprios, pelo que todos os nossos visitantes, através da aquisição do bilhete de entrada, e de respetivas doações, têm por garantido que estão a contribuir para a manutenção e perpetuação de um património singular.
Como contribuir:
Através de transferência Bancária:
Banco BPI
IBAN: PT50 0010 0000 3888 9100 001 93
BIC/SWIFT: BBPIPTPL
Consignação do seu IRS:
Entre 1 de abril e 30 de junho, quando for entregar o seu IRS, escolha apoiar a Fundação da Casa de Mateus: