Estimados parceiros,

A Fundação da Casa de Mateus impôs, em 6 de Março passado, o seu Plano de Contingência para a Covid-19, contendo medidas estritas de segurança e higienização, bem como uma estratégia específica para propiciar a ausência de contactos entre grupos e para proteger os funcionários, dentro das Informações e Orientações da Direcção-Geral de Saúde.

Hoje, perante a decisão da Assembleia da República de instaurar o Estado de Emergência e perante o reforço de medidas de contenção, a Fundação da Casa de Mateus vem anunciar a suspensão das visitas ao Museu e aos jardins.

O trabalho continua, à distância, pelo que se mantêm os habituais canais de contacto com a Fundação:

Tel.: (+351) 259 323 121 | (+351) 964 645 465

e-mail: visitas@casademateus.pt;  mateus@casademateus.ptcultura@casademateus.pt

As atividades culturais da Fundação prosseguirão nas plataformas digitais, enquanto persistir a necessidade de isolamento: www.casademateus.com; Facebook.

Aí, procuraremos fazer confluir o essencial do espírito e da matéria de que se faz a programação da Fundação: o pensamento e a discussão dos desafios impostos pelo mundo contemporâneo, particularmente agudos neste momento; a divulgação e estudo do espólio que constitui o seu património imaterial; a atividade cultural e educativa que seja partilhável através de meios digitais.

Juntos, saberemos enfrentar as condições excecionais que enfrentamos. Procuremos também aprender e pensar o futuro, tomando partido das nossas energias conjuntas para estarmos preparados para as transformações económicas, sociais e culturais que nos esperam.

Vila Real, 19 de Março de 2020