Alfons Cornella diz-nos de si próprio:

 

«Se tivesse que descrever o meu ponto mais forte, diria que sou um especialista em analisar grandes quantidades de informação para produzir um modelo simples que ajude a explicar a estrutura subjacente. Nesse sentido, fiz uma vida profissional fazendo coisas que inicialmente parecem complexas – seja ciência ou tecnologia (através da popularização da ciência), internet ou modelos de negócios inovadores – muito mais compreensíveis e fáceis de lidar. Portanto, a minha principal proposta é criar critérios através da modelagem de ideias. Gosto do poder de transformação das ideias e dedico muito do meu tempo a incentivar e a ajudar as pessoas a melhorarem as suas organizações, dinamizando as suas equipas e projetos de inovação.

 

Embarquei nesta missão pessoal através de dois projetos, dos quais eu sou o fundador: Infonomia (fundada em 2000), uma empresa de serviços de inovação, que tem sido uma fonte de ideias para centenas de inovadores, e Co-sociedade (fundada em 2009), uma iniciativa para incentivar e facilitar a interseção sistemática de negócios entre empresas de diferentes setores, com a participação de algumas das empresas mais inovadoras da Espanha.

 

A minha formação foi em Física Teórica, embora nunca tenha trabalhado como cientista. O meu primeiro trabalho foi na popularização da ciência e, desde então, a minha especialidade profissional sempre facilitou ou tornou mais compreensível todas as coisas. Eu também tenho formação em Gestão de Recursos de Informação e uma pós-graduação em negócios. Parte da minha antiga carreira profissional foi passada na Business School como orador em sistemas de informação, embora tenha deixado o mundo académico em 1999, quando fundei a minha própria empresa (Zero Factory), dedicada a gerar portefólios de serviços no campo da inovação.

 

Sou consultor para grandes empresas em Espanha e geri mais de 100 projetos sobre a criação de uma cultura de inovação e revitalização de equipas de inovação em diferentes tipos de organizações, particularmente no setor privado. Os clientes de alguns dos meus projetos mais recentes incluem o Grupo Santander, o BBVA, o LaCaixa, o Credit Andorrà, o Ferrovial, o Cinesa, o Esteve, a Novartis, o Miguel Torres, a Fundación Telefónica, o Planeta, o Iberdrola, o Kibuc e o Puig. Atualmente, a minha principal atividade como consultor consiste em ajudar a construir e dinamizar equipas de inovação bem-sucedidas nas organizações.

 

Também dedico parte do meu tempo profissional a palestras e workshops sobre inovação, tecnologia, transformação de negócios e educação, entre outros tópicos, nos quais compartilho pessoalmente as minhas ideias e experiências com cerca de 10.000 pessoas por ano. Alguns dos seminários, como o nosso Update, que foi realizado em mais de 60 sessões em colaboração com Antonella Broglia, tornaram-se quase uma referência no campo dos seminários para atualização de profissionais sobre as tendências dos negócios.

 

Publiquei mais de 20 livros e mais de 1.000 artigos curtos sobre ciência, tecnologia e inovação, que têm sido uma força motriz na transformação de empresas. A maioria desses livros está disponível gratuitamente em formato digital. Entre meus livros estão: O Futuro Atual: 101 Idéias de Força para Compreender as Próximas Décadas (2005); A alquimia da inovação (2007), em co-autoria com Antonio Flores; Visionomics: 50 Ideias e Ilustrações sobre a Nova Dinâmica das Organizações (2010); A Solução Começa com CO- (2012), Muitos (2012), Ideias x Valor = Resultados: Como as Melhores Empresas Inovam (2013), Verne, uma Caixa de Ferramentas para Inovação (2013) e Ganarse la Libertad (2013), co- de autoria com Roser Batlle.»

 

http://alfonscornella.com/

http://www.infonomia.com/

 

 

Please follow and like us:
0