
No próximo dia 22 de Outubro, terá lugar na Horta-Jardim da Casa de Mateus uma Oficina de Horticultura, ministrada pelo arquitecto paisagista João Bicho.
Num período em que a agricultura conhece transformações profundas com consequências no seu impacto ambiental, o conceito de horta reinventa-se e permite abordar questões como a sustentabilidade e a autos suficiência alimentar.
A horticultura estuda as técnicas de produção e aproveitamento de plantas comestíveis e ornamentais tais como frutos, legumes, árvores, cogumelos, arbustos e flores. Exige conhecimentos prévios de acções diversas que vão desde a preparação do terreno à colheita (no caso das plantas comestíveis), passando pelo plantio e o seu cultivo.
A horta-jardim da Casa de Mateus é um projecto iniciado na primavera de 2019, com a colaboração do arquitecto paisagista João Bicho. Importa agora aprender com a experiência deste primeiro ciclo produtivo e reforçar a compreensão da organicidade de todo o processo que vai do planeamento da horta à conservação dos produtos que dela resultam.
O Workshop destina-se aos colaboradores da Fundação da Casa de Mateus e ao restante público da comunidade.
O projecto Lugar Comum tem como objectivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.
Tabela de Preços:
Colaboradores da Fundação da Casa de Mateus: Gratuito
Publico em Geral: 9.5€
Jovens até aos 25 anos, maiores de 65 anos e residentes em Mateus: 4,75€
Mais informação e inscrições em cultura@casademateus.pt