A carregar Eventos

 

A sustentabilidade do planeta requer a atenção de todos. Pequenos (e grandes) passos para a assegurar podem e devem ser dados pelas comunidades e instituições, criando formas de sensibilização e multiplicando conhecimentos essenciais sobre o mundo que nos rodeia. 

João Bicho

A Fundação da Casa de Mateus, instituição que cruza Património Histórico e Património Natural, desenvolve um programa permanente no sentido da sustentabilidade. A horta-jardim da Casa de Mateus é um projecto iniciado na Primavera de 2019, com a colaboração do arquitecto paisagista João Bicho. Atingida a sua sustentabilidade, existe a necessidade de entender o que pode ser feito ao excedente produtivo. Na extensão do seu trabalho, João Bicho apresenta-nos agora propostas para prolongar a vida útil dos alimentos, através da sua transformação. 

O Workshop destina-se aos colaboradores da Fundação da Casa de Mateus e ao restante público da comunidade e realizou-se no dia 10 de Outubro de 2019, às 15h00.

Os participantes reuniram-se na horta da Casa de Mateus em conjunto com o participante João Bicho que explicou a todos que o workshop teria o objetivo de desenvolver a compreensão do processo de preparação de alimentos pasteurizados em conserva através da colheita e confeção dos alimentos. 

Este workshop terminou com a realização de algumas receitas de conserva, as quais, tomatada, pimentos assados, doce de piementa e malagueta e pickles.

O projeto Lugar Comum tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.

 

 

 

Calendário de Formações

 

Mais informação e inscrições em cultura@casademateus.pt