VIAGEM AO SILÊNCIO
Lisbon Poetry Orchestra

12 de Março - 18h00

A carregar Eventos

O lugar de partida para esta ‘Viagem ao Silêncio’ é a obra de um dos mais importantes e influentes poetas e escritores portugueses do séc. XX. Ao longo desta rota imaginária em que Miguel Torga será o principal protagonista, iremos revisitar um percurso onde o silêncio é um constante companheiro de viagem.
Imaginemos um comboio que atravessa as serras a um ritmo e uma cadência impostas por uma paisagem onde o vento, as rochas, as árvores e os pássaros nos transportam para uma dimensão telúrica, revelando assim uma visão única da poética Torguiana.
Nos seus ‘Diários’, Torga afirma que todos os artistas são uma “espécie de animais obstinados” e foi esse o papel que escolhemos para desenhar o itinerário desta viagem. Esta obstinação irá revelar-se num apelo à transcendência, à constante presença do telúrico e à ideia de liberdade.
Pretendemos, através deste espetáculo, revelar a intimidade poética do autor com a natureza, com a paisagem crua e agreste, com uma visão algo onírica que alimenta a sua poesia, mas, sobretudo, com uma dimensão humana que nos situa entre o sonho e a contemplação.
E qual o destino, qual o último apeadeiro desta jornada?
Caberá a cada um dos espectadores escolher a sua rota, o seu caminho feito de palavras que transformam num canto o que ouvimos, mesmo que este canto seja feito de Silêncio…

 

Músicos:
Alex Cortez – Baixo, programações, vídeo e cenografia
Filipe Valentim – Teclados
Luís Bastos – Saxofone, Clarinete e Viola Acústica
José Anjos – Voz e Guitarra
Mário João Santos – Bateria e percussões
Francisco Ramos – Violino e arranjos para orquestra
Tiago Rosa – Violoncelo
Paula Cortes – Voz

Equipa Técnica:
Som – Manuel San Payo
Iluminação – João Quintela
Assistente – Sara Brás Ferreira

Produção Executiva – Paulo Santiago
Direção Produção – Nuno Sampaio

Uma produção ‘A PALAVRA’