14 de Setembro | Casa de Mateus | 14h30

A carregar Eventos

Formação: Oficina de Vitivinicultura | O tempo da vindima

Formador: José Carlos Fernandes

Data e Horário:  14 de Setembro | 14h30

Local: Casa de Mateus

Tempo de vindimas. Quais serão os segredos para uma boa vindima? Aliás, será que existem segredos para uma boa produção na área da vitivinicultura? Venha descobrir connosco, e na prática, a resposta a estas e outras perguntas.

A Oficina abordou a importância do clima para uma boa vindima que, geralmente, é quando os dias começam a ficar menores e as noites mais frescas. É por isso a época antes de acabar o Verão que, normalmente, chega o momento das vindimas. Este é o tempo de acompanhar a maturação das diferentes castas, decidir quando começar a preparar o caminho que leva da vinha à adega. Isto implica estabelecer uma relação particular com a terra, compreender os seus ciclos, acompanhar, íntima e cientificamente, os modos como a matéria se transforma.  

Além da explicação, os funcionários puderam ter o contato com a Vinha e observar de perto os mecanismos de como se processa o caminho das uvas da Vinha para a Adega observando a máquina que trabalha na recolha das uvas (muitas vezes no horário noturno) bem como alguma maquinaria usada na parte da adega. Abordou-se uma breve explicação do caminho das uvas, desde a recolha até às cubas e quais os processos necessários para uma boa triagem dos bagos. As máquinas substituem muita mão de obra humana e conseguem acelerar alguns processos e desta forma garantir uma maior qualidade das uvas a serem usadas. O facto, por exemplo, de serem recolhidas durante a noite favorece a frescura da uva e desta forma evita-se, também, algum desperdício. As máquinas junto à adega têm um papel essencial na triagem das uvas separando o ramo da uva e algumas folhas ou uvas secas que possam ter sido recolhidas juntamente com o cacho.

Ao longo de todo o ano de 2020, ano em que a Fundação da Casa de Mateus completa 50 anos, o seu programa de atividades estende-se por linhas diversas que afirmam o lugar central das artes e das ciências na compreensão de nós próprios e do mundo. Inspirados pela presença permanente da música, pela escuta que propõe, deixamo-nos embalar numa viagem entre a história e a inovação.
As Oficinas de Vitivinicultura incorporam o projecto  Lugar Comum que tem como objectivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.

Consulte a página do Projeto Lugar Comum

 

Calendário das Oficinas de Vitivinicultura

 

 

25 de Julho de 2019 | 15h30

Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes

Noções básicas sobre a vinha e o vinho

 

 

 

 

 

28 de Outubro de 2019 – 15h30

Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes

O Enrelvamento da Vinha

 

 

 

 

 

 

9 de Dezembro de 2019 – 11h00

Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes

A Poda da Vinha 1.

 

 

 

 

 

 

 

06 de Janeiro  – 8h00

Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes

A poda da vinha 2 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14 de Setembro  –  14h30

As VindimasJosé Carlos Fernandes

Acompanhar a maturação das diferentes castas, decidir quando começar a preparar o caminho que leva da vinha à adega, implica em estabelecer uma relação particular com a terra, compreender os seus ciclos, acompanhar, íntima e cientificamente, os modos como a matéria se transforma.

 

 

 

 

12 de Outubro – 16h00

Oficina de VitiviniculturaJosé Carlos Fernandes

O Lavar dos cestos

 

 

 

 

 

 

9 de Novembro  –  14h30

Oficina de VitiviniculturaJosé Carlos Fernandes

A Podridão Nobre