
No dia 28 de Outubro, às 14h00, teve lugar mais uma Oficina de Vitivinicultura sobre o «enrelvamento da vinha», ministrado pelo Engenheiro José Carlos Fernandes com a participação de Luís Miguel Soares.
A aplicação intensiva de herbicidas leva a uma deficiente gestão dos solos com resultados negativos tanto na saúde humana como no ambiente.
Entre as várias consequências ambientais, destacam-se:
- Erosão do solo;
- Aparecimento de infestantes resistentes aos herbicidas;
- Contaminação de toalhas freáticas com herbicidas.
- Arrastamento de nitratos;
- Perda de matéria orgânica;
- Diminuição da biodiversidade;
A técnica do Enrelvamento consiste no desenvolvimento de uma cobertura vegetal do solo para cobrir total ou parcialmente a superfície da vinha podendo esta cobertura ser temporária ou permanente.
Pelos efeitos benéficos produzidos ao nível das videiras, o enrelvamento permite a redução da densidade da sebe e, assim, contribuir para uma menor incidência de fungos permitindo ainda uma melhoria da maturação da uva.
A cobertura vegetal do solo contribui também para aumentar a biodiversidade do ecossistema da vinha, nomeadamente no que respeita aos organismos auxiliares.
Luís Miguel, Enólogo convidado, elucidou o público quanto à importância da limpeza nas vinhas e do plantio da relva nas vinhas, após a vindima, para o solo.
No que diz respeito a limpeza na vinha, frisou-se que com o aumento das chuvas entre os meses de outubro e novembro é urgente a preparação do solo para evitar o crescimento rápido de ervas, proporcionado nesta altura do ano.
Contudo, quando a preparação do solo não acontece rapidamente ou as ervas crescem com rapidez, torna-se elementar a retirada destas ervas do solo o quanto antes para se evitar que esgotem os nutrientes do solo.
Além disso, as chuvas também podem acarretar a erosão, o que também fará com que o solo perca os nutrientes necessários para o próximo plantio, além de deteriorar o terreno.
Neste sentido, uma ação para evitar o rápido crescimento de ervas e da erosão é o plantio de relvas na vinha.
As raízes da relva além de proporcionar maior resistência do solo contra a chuva, produz os nutrientes necessários e abriga animais que são basilares para o desenvolvimento do solo.
O projeto Lugar Comum tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.
Consulte a página do Projeto Lugar Comum
Calendário das Oficinas de Vitivinicultura
25 de Julho de 2019 | 15h30
Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes
Noções básicas sobre a vinha e o vinho
28 de Outubro de 2019 – 15h30
Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes
9 de Dezembro de 2019 – 11h00
Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes
06 de Janeiro – 8h00
Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes
14 de Setembro – 14h30
Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes
Acompanhar a maturação das diferentes castas, decidir quando começar a preparar o caminho que leva da vinha à adega, implica em estabelecer uma relação particular com a terra, compreender os seus ciclos, acompanhar, íntima e cientificamente, os modos como a matéria se transforma.
12 de Outubro – 16h00
Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes
O Lavar dos cestos
9 de Novembro – 14h30
Oficina de Vitivinicultura, José Carlos Fernandes
A Podridão Nobre