Projeto Lugar Comum
9 de Novembro | 15h30
Casa de Mateus

A carregar Eventos

Formação: Oficina de Vitivinicultura | A Colheita Tardia

Formador: José Carlos Fernandes

Data e Horário: 9 de Novembro | 15h30

Local: Casa de Mateus

 

A vindima tardia tem o objetivo de dar tempo às uvas para que possam ser afetadas pela Botrytis Cinérea, mais conhecida por podridão nobre. Trata-se de um tipo de fungo que cobre a pele das uvas, permitindo que estas concentrem os seus sabores, e que se desenvolve em climas húmidos, o que resulta na desidratação das uvas.

Este fenómeno provoca uma série de reações químicas que modificam parâmetros como acidez e açúcar. Assim, aromas de mel, flores, tangerinas e marmelo começam rapidamente a intensificar-se no interior das uvas, e aperfeiçoam-se durante o processo de vinificação, criando vinhos doces, glicéricos, saborosos, longos e aromáticos.

As Oficinas de Vitivinicultura incorporam o projeto  Lugar Comum que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.

 

Para mais informações e inscrições: cultura@casademateus.pt