31 de Janeiro e 1 de Fevereiro | 10h00 - 17h30

A carregar Eventos

Oficina de Produção e Direção de Cena

Carlos Antunes e Otelo Lapa

31 de Janeiro e 1 de Fevereiro | 10h00/13h00 – 14h30/17h30

Fundação da Casa de Mateus

 

Nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, a Fundação da Casa de Mateus promoveu uma Oficina de Produção e Direção de Cena. Dirigida por Carlos Antunes e Otelo Lapa, esta oficina destina-se a artistas, produtores e promotores artísticos, bem como a profissionais de direção de cena.

Esta oficina destina-se a artistas, produtores e promotores artísticos, bem como a profissionais de direção de cena mas, no âmbito do Projeto Lugar Comum, tem ainda como público-alvo: 

  • Elementos da equipa da Fundação da Casa de Mateus que realiza, ou participa na realização, dos eventos culturais; 
  • Profissionais da comunidade, oriundos de companhias, associações ou instituições públicas na área da cultura. 

A Oficina foi distribuída por 2 dias em sessões de 3 horas cada, num total de 12 horas, no horário 10h00/13h00 – 14h30/17h30.   

Os objetivos desta oficina resumem-se a compreender a natureza e modo de estruturação de diferentes tipos de espetáculos; analisar as componentes técnicas e artísticas implicadas nos diferentes tipos de formações artísticas; reconhecer as diferentes funções dos elementos intervenientes no espetáculo; identificar projeto artístico; escolher o local de apresentação; avaliar as necessidades artísticas, técnicas e logísticas e planear a produção do espetáculo. 

Carlos Antunes é produtor, encenador e musicólogo. É diretor artístico do Festival Música a Norte, realizado anualmente na costa norte da ilha da Madeira. Otelo Lapa é coordenador da equipa de Apoio a Espetáculos e de Direção de Cena da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto Lugar Comum tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI. Também aberta à comunidade, esta oficina vem em complemento da experiência já adquirida na Oficina de Gestão Cultural dirigida por Jorge Barreto Xavier.

 

Apresentações do dia 31/01/2020: Apresentação 1; Apresentação 2; Apresentação 3

 

 

Para mais informações: cultura@casademateus.pt