Projeto Lugar Comum
11 Novembro, 15h00

A carregar Eventos

Oficina orientada por José Luís Ferreira.

Narrar o património implica tornar presentes todas as personagens, todas as histórias, todas as ideias que podemos observar ou intuir a partir da arquitetura, do mobiliário, da coleção, dos jardins, dos espaços produtivos… Significa, mais do que descrever, a capacidade de fazer reviver, de dar a viver.

Para além das personagens e das ações, das vidas, que intuímos em cada um dos espaços da Casa, outro dos elementos narrativos mais frutuosos está nas fissuras que podemos observar entre as diferentes camadas de tempos que se sobrepõem. Há o antes da Casa, há o momento genial da sua edificação e há todos os durantes de uma vida em família que toca quase todos os momentos importantes da História de Portugal e do mundo.
Em conjunto, vamos associar experiência e conhecimento para transformar a visita à Casa de Mateus numa aventura que se imprimirá na memória de todos os visitantes.

Informações e Inscrições: cultura@casademateus.pt

Lugar Comum é um programa sistémico de valorização da capital humano da Fundação da Casa de Mateus, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que alarga o seu questionamento e as suas ações à comunidade envolvente.
Esta ação envolve os guias da Casa de Mateus e está aberta a todos os interessados em conhecer a história da Casa e em desenvolver formas de contar e experimentar o seu património.