29 de Julho de 2020 | 14h30-17h30

A carregar Eventos

Lugar Comum | Oficina de Arquivo I

29 de Julho de 2020 | 14h30-17h30

Armando Malheiro

Investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, implicado na construção do Sistema de Informação da Casa de Mateus.

 

As famílias e as pessoas, enquanto vivem e se projetam no tempo, geram documentos. Seja a partir da gestão do seu património, da regulação de relações familiares ou doutras relações contratuais, ou mesmo nas suas atividades mais íntimas… O modo como olhamos para esse espólio tem-se transformado ao longo da história.

Ao longo de três horas intensas, Armando Malheiro fala-nos das distinções essenciais entre Informação, Documento, Cultura e Património, mostra-nos como se passa de um Fundo Patrimonial Documental Familiar a um Sistema de Informação Ativa e Permanente (Familiar e Pessoal), revela-nos como esse sistema se distingue de um mero Sistema Tecnológico de Informação ou Plataforma Digital.

Lugar Comum é um programa sistémico de valorização da capital humano da Fundação da Casa de Mateus, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que alarga o seu questionamento e as suas ações à comunidade envolvente.

Esta ação dirige-se a profissionais das ciências da informação, mas também a todos os interessados na aquisição de ferramentas de gestão de arquivos familiares ou outros. A ação é virtual e decorre na plataforma Zoom.

Informações e Inscrições: cultura@casademateus.pt

 

Próximas Oficinas de Arquivo

24 de Setembro de 2020 | 14h30-17h30

26 de Novembro de 2020 | 14h30-17h30