A carregar Eventos

Quinta, 28 de Novembro | 21h00

Auditório Comendador Manuel Correia Botelho

Conservatório Regional de Música de Vila Real

Av. Carvalho Araújo, 71 | Vila Real

 

CONFERÊNCIA | DEBATE

CIDADE, LUGAR COMUM

Jorge Barreto Xavier

Moderação

Adriano de Sousa (Câmara Municipal de Vila Real)

Teresa Albuquerque (Fundação da Casa de Mateus)

 

Jorge Barreto Xavier, atualmente Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura do Município de Oeiras, é portador de uma longa experiência que o trouxe da criação do Clube Português de Artes e Ideias, em 1986, ao cargo de Secretário de Estado da Cultura, entre 2013 e 2015, passando pela concepção e gestão de programas tão plurais e estruturantes como Paideia, projeto de animação artística em escolas secundárias, Lugar Comum, Centro de Experimentação Artística ou a Bienal de Jovens Criadores dos Países Lusófonos. Coordenou a edição de 2019 da Winter School do ISCTE, sob o tema ‘O Lugar da Cidade’, que resultou na publicação do ebook WINTER SCHOOL 4.

 

Num momento em que a cidade de Vila Real reflete, apresenta e desenvolve o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, Jorge Barreto Xavier vem falar-nos de cultura e da sua relação intrínseca com a ideia de cidadania. Fala-nos da cidadania e do próprio cidadão como centro das políticas de território. Dos modos de participação cidadã, entre a democracia participativa e formas de democracia direta. Interpela criticamente os orçamentos participativos e as formas de constituição e afirmação das redes de participação dos cidadãos.

 

Iniciativa da Fundação da Casa de Mateus, em conjunto com o Município de Vila Real, a conferência/debate inscreve-se no projeto Lugar Comum, modo de interrogação da natureza da ação da Fundação e das múltiplas relações que estabelece com o território em que se inscreve e com as comunidades que o habitam e constroem.

 

 

Uma iniciativa da Fundação da Casa de Mateus e do Município de Vila Real, com o apoio do Conservatório Regional de Música de Vila Real.

 

Ver também com Jorge Barreto Xavier:

Oficina de Gestão Cultural

Apresentação | Alexandria

 

Para mais informações e inscrições (até ao dia 27 de Novembro), contacte-nos em cultura@casademateus.pt.