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Setaro, construtor de utopias – Árias de ópera em concerto encenado

28 de Setembro | Casa de Mateus, Vila Real, 21:30

30 de Setembro | Teatro Rosalía de Castro, A Corunha, 20:00

Bilhete Especial: 50€

Parceria com CAISDAVILLA: Jantar Italiano & Concerto Encenado 70€

 

La Musa – Vivica GENAUX, mezzo

El Narrador – Borja QUIZA, barítono

ORQUESTRA BARROCA DE MATEUS

Ricardo BERNARDES, director musical

Mario PONTIGGIA, concepção e encenação

Raúl VÁZQUEZ, colaborador da encenação

 

Setaro, construtor de utopias é o tema de um concerto encenado concebido e dirigido por Mário Pontiggia que conta com a mundialmente aclamada mezzosoprano Vivica Genaux e o destacado barítono Borja Quiza, em que se estreará a Orquestra Barroca de Mateus, dirigida por Ricardo Bernardes.

Trata-se de um projecto conjunto com os Amigos da Ópera da Coruña que surge a propósito das comemorações dos 250 Anos de Ópera na Galiza e no Norte de Portugal.

O concerto está programado para dia 28 de Setembro, em Mateus.

No dia 30 de Setembro, o espectáculo repete-se no Teatro Rosalía de Castro, em A Corunha.

O programa é composto de obras de Vivaldi, Pergolesi, Handel e de compositores como Broschi, Latilla, Gallupi  e Scolari, cuja música foi trazida à Península Ibérica pelo empresário italiano Nicola Setaro que difundiu as actividades de ópera na Catalunha, na Galiza e no Porto.

O encenador Mario Pontiggia é o responsável pela concepção do que será o primeiro espetáculo sobre a história musical da cidade da Corunha, numa fusão de música e drama, com o protagonismo de uma das principais vozes da cena internacional, a mezzosoprano Vivica Genaux, que interpretará algumas das árias de óperas que constituíam o núcleo do repertório proposto por Nicola Setaro para as casas de ópera que criou em Espanha e Portugal. O barítono galego Borja Quiza assumirá o papel de Nicola Setaro, criado para a ocasião.

 

Obras de:

Francisco A. de ALMEIDA (1702 – 1755)

Antonio VIVALDI (Venecia, 1678 / 1741)

Georg Friedrich HÄNDEL (Halle, 1685 / Londres, 1759)

Riccardo BROSCHI (Nápoles, 1698 ca. / Madrid, 1756)

Baldassare GALUPPI (Burano, 1706 / Venecia, 1785)

Giovanni Battista PERGOLESI (Jesi, 1710 / Pozzuoli, 1736)

Gaetano LATILLA (Bari, 1711 / Nápoles, 1788)

Giuseppe SCOLARI (Vicenza, 1720 / Lisboa, 1774)

Wolfgang Amadeus MOZART (Salzburgo, 1756 / Viena, 1791)

 

 

Espectáculo sem intervalo; duração aproximada: 1 hora 50’

 

Programa

Francisco António de ALMEIDA

La Giuditta (1726) Introduzione

(Andante sostenuto – Grave – Allegro)

Orquestra

Baldassare GALUPPI

Il mondo della luna (1750 / Acto II)

Aria de Ecclitico: “Voi lo sapete come son fatte…”

Borja Quiza, barítono

 

Antonio VIVALDI

Arsilda Regina di Ponto (1716 / Acto I)

Aria de Arsilda: “Io sento in questo seno…”

Vivica Genaux, mezzo

 

Georg Friedrich HÄNDEL

Alessandro (1726 / Acto III)

Aria de Rosanne: “Brilla nell’alma un non inteso…”

Il Trionfo del Tempo e del Disinganno (1708 / Parte II)

Aria de Piacere: “Lascia la spina…”

Vivica Genaux, mezzo

 

Antonio VIVALDI

La Fida Ninfa (1732 / Acto I)

Aria de Licori: “Alma oppressa…”

Vivica Genaux, mezzo

 

Giovanni Battista PERGOLESI

La Serva Padrona (1733 / Intermezzo I)

Aria de Uberto: “Sempre in contrasti…”

Borja Quiza, barítono

 

Antonio VIVALDI

Bajazet o Il Tamerlano (1735 / Acto II)

Aria de Irene: “Sposa son disprezzata…”

La Griselda (1735 / Acto II)

Aria de Costanza: “Agitata da due venti…”

Vivica Genaux, mezzo

 

Gaetano LATILLA

Sinfonia in Fa (Allegro – Andante – Allegro assai)

Orquestra

 

Giuseppe SCOLARI

La Cascina (1756 / Acto I)

Recitativo y Aria del Conte Ripoli: “Non vi darò, mia bella…Vieni, superbo Rè…”

Borja Quiza, barítono

 

Antonio VIVALDI

Il Farnace (1727 / Acto II)

Aria alternativa de Tamiri: “Gelido in ogni vena…”

Vivica Genaux, mezzo

 

Wolfgang Amadeus MOZART

Don Giovanni (1787 / Acto II)

Canzonetta de Don Giovanni: “Deh vieni alla finestra…”

Borja Quiza, barítono

 

Riccardo BROSCHI

Artaserse (1734 / Hasse, Broschi y Porpora – Versión de Londres)

Aria adicional de Arbace escrita para Farinelli-: “Son qual nave ch’agitata…”

Vivica Genaux, mezzo

 

 

 

 

 

 

 

 

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