6 de Maio
19h00

A carregar Eventos

Mesmo antes de irromper como protagonista do novo quadro mundial provocado pela pandemia, a China estava já a emergir como o grande pólo económico e de inovação à escala mundial.

Em associação com o Institute of Next de Barcelona, a Fundação da Casa de Mateus convida para um debate on-line sobre o tema “Compreender a Nova China”. Esta iniciativa antecipa a conferência de Alfons Cornella sobre o mesmo tema programada para o dia 21 Outubro deste ano, em Vila Real, numa organização conjunta com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro.

O debate envolve Alfons Cornella e Mònica Alonso, autores da obra publicada neste 23 de Abril, “Como comer caranguejos e não morrer no intento – Entender a China de hoje e construir novas pontes com a Europa”, Cátia Miriam Costa, investigadora com publicações sobre a China contemporânea, globalização e discurso político, e Sandro Mendonça, economista.

 

A discussão tem uma duração de cerca de 60 minutos e estrutura-se em torno de 6 tópicos e uma última questão :

 

Que impacto poderão projetos como a Nova Rota da Seda e a Grande Baía ter nas relações da China com os países europeus?

Como é que a Ciência, a tecnologia e a inovação têm integrado a política externa e a diplomacia chinesas? Quais são as oportunidades para as empresas europeias ?

Qual é o papel dos empresários numa economia (aparentemente) planificada como a chinesa?

Que possibilidades de éxito tem a política “massive entrepreneurship” do Governo chinês?

Acredita na Revolução Verde Chinesa ? Quais os principais sectores envolvidos nos desafios ambientais chineses? (energia limpa, consumo e comportamentos ecológicos) Quais as consequências da transformação verde da China? (impactos na rede de comércio internacional, dos minerais raros às importações de automóveis.)

O que aconselharia a um jovem europeu que queira planificar o seu futuro a médio prazo, tendo em conta o grande desafio asiático?

 

Mais informações e inscrições para: cultura@casademateus.pt