A carregar Eventos

D. Fernando de Almeida Cardoso de Albuquerque, 2º Conde de Mangualde, foi um participante ativo em toda a turbulência que se seguiu à Instauração da República, em 1910, e que desembocaria na Monarquia do Norte, breve restauração monárquica que durou pouco menos de um mês, entre Janeiro e Fevereiro de 1919.

Juntando o centenário da Monarquia do Norte – assinalado com a mostra ‘O Segundo Conde de Mangualde e as Incursões Monárquicas. Da República à Monarquia do Norte’, construída em torno dos manuscritos de D. Maria Teresa de Sousa Botelho e Melo, 2ª Condessa de Mangualde, e da extensa correspondência que trocou com o marido – à comemoração do Dia Internacional dos Museus, o Tenente-General Alexandre de Sousa Pinto ilumina-nos o contexto histórico e militar da época, permitindo-nos uma compreensão mais profunda de um episódio que marcou a história do país e que dá cor à história da Casa de Mateus.

As Conversas sobre Arte Ciência e Cultura, modo de abordagem das questões essenciais da contemporaneidade, são uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que se desenvolve em parceria com a Fundação da Casa de Mateus.

 

Mais informação: Ciclo de Conversas sobre Arte Ciência e Cultura

 

A entrada é livre, com uma lotação limitada, pelo que se sugere inscrição prévia através do email:  cultura@casademateus.pt

 

Para download do cartaz, clique aqui.

Please follow and like us:
0