A carregar Eventos

BIODINÂMICA, UM IMPULSO CULTURAL NOVO NA COMPREENSÃO DA NATUREZA

CONFERÊNCIA | PLATAFORMA ZOOM | TRANSMISSÃO EM DIRECTO NO FACEBOOK

14 de Abril | 10H30

Formador: João Castella

O projeto LUGAR COMUM tem como objetivo a capacitação do quadro de  funcionários e colaboradores e o reforço de uma visão sistémica da natureza e missão da Fundação da Casa de Mateus.  Um dos seus programas regulares é a Oficina de Vitivinicultura, orientada por José Carlos Fernandes. Aprofundando o desígnio de transição ecológica que a Fundação está a empreender, a sessão do dia 14 de Abril acontecerá online e será dirigida por João Castella, com o título ‘Biodinâmica, um impulso cultural novo na compreensão da Natureza’.

A sociedade em que vivemos atualmente adota um ponto de vista materialista do mundo no qual a realidade cinge-se ao que conseguimos captar com os órgãos dos sentidos e relega para o domínio da crença ou empirismo tudo o mais. É, de um modo geral, esta a consciência da grande maioria dos habitantes do planeta. É assim que conhecem o mundo, é assim que o observam e consequentemente é assim que atuam. E quando algo de inexplicável acontece, segundo os conhecimentos científicos aceites, classifica-se esse acontecimento como a exceção que confirma a regra.

No entanto, mais recentemente têm nascido pessoas que questionam tudo aquilo que a sociedade tem apresentado como explicações dos fenómenos físicos e não físicos. São pessoas que nascem com outra constituição anímica, que trazem à nascença um potencial novo. Um potencial de uma nova consciência, de uma nova explicação do mundo. Para estes, que sentem um profundo e íntimo mal-estar, a realidade não se esgota nos fenómenos sensoriais pois torna-se-lhes evidente que outras forças, não físicas, atuam por detrás de cada fenómeno sensível.

Nem tudo é quantificável. Nem tudo se pesa, mede ou conta. E, se alguém me disser que ama os seus filhos, eu não posso lhe pedir que o demonstre com provas físicas, relatórios ou comprovações, nem com teorias científicas, pois a verdade, em algumas áreas da atividade humana, não é nem quantificável nem demonstrável. É simplesmente experienciada.

Ao apresentar a Antroposofia em fins do séc. XIX, início do séc. XX (a Biodinâmica é uma atividade inspirada na Antroposofia), Rudolf Steiner trouxe ao homem ocidental uma atualização, adaptada à mentalidade racional do Ocidente, da espiritualidade que sempre viveu entre os vários povos do mundo. E mostrando que, hoje em dia, a progressão do Universo depende da evolução e da vontade humana, retirou o destino universal de uma aleatoriedade que a sociedade materialista lhe tinha conferido e fê-lo depender da consciencialização do mundo pela mente humana e da responsabilização dos seus atos perante os fenómenos da Natureza.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Quero receber informação relativa a Eventos e Atividades futuras.Não quero receber informação relativa a Eventos e Atividades futuras.

 

 

Para aceder à Oficina, por favor clique aqui.

Para aceder, não é necessário ter instalado previamente a aplicação. A partir do link acima, basta aceitar ‘ingressar em reunião’. Aconselhamos o ingresso até 5 minutos antes da hora para acautelar qualquer dificuldade de ligação. Quando aceder, será encaminhado para uma ‘Sala de Espera’, a partir da qual o Administrador dará entrada para o início da Oficina.

Viver a Casa de Mateus sem sair de casa.

 

Biodinâmica Portugal

 

Texto PDF