A carregar Eventos

Sexta, 29 de Novembro | 18h30

Casa de Mateus  | Residência de Artistas

 

Apresentação | Alexandria, de Jorge Barreto Xavier

 

Conhecido sobretudo pela sua atividade cultural e política, ou pelas inúmeras publicações de natureza ensaística, o talento plural de Jorge Barreto Xavier permite-lhe dedicar-se também à literatura, ou à fotografia, enquanto formas de expressão sensível do mundo.

 

Alexandria, publicado em 2017, é um livro de contos que recupera a tradição dos diálogos filosóficos na construção de uma possível arte do conhecimento. As personagens que dialogam são duas: de um lado, um narrador com o qual podemos todos identificar-nos, do outro, Borges, o Jorge Luís que Jorge Barreto Xavier encontrou na sua juventude e lhe ficou sempre como a personagem que se confunde com a própria ideia de literatura. Ao longo das conversas, percorremos o vasto território do mundo das palavras, discutimos o seu poder na sociedade contemporânea e o seu valor nas nossas vidas.

 

Alexandria celebra o valor das histórias, das conversas, das trocas de argumentos, na construção de um saber partilhado, sempre reinventado a cada escrita e a cada nova leitura. Logo na abertura da obra, Barreto Xavier escreve sobre o autor de Ficções: “Quase sempre calado, fez desde muito cedo nascer e crescer as palavras, primeiro numa fala consigo próprio, depois escrevendo nas folhas dos cadernos que a sua mãe mandava comprar na papelaria Veritas”.

 

Daqui, desta capacidade cosmogónica que a literatura contém, nasce um paralelo inesperado entre Borges e Alexandre, o Grande. As semelhanças heroicas entre as duas personagens, a qualidade da sua inscrição nos territórios por cada um conquistados, permitem logo de seguida compreender o que os distingue: “Jorge Luís, qual antinomia do marcial Alexandre, vergou pacificamente o tempo e o espaço à sua passagem, as palavras, curvando as linhas de múltiplos universos. Dessa forma construiu um império para lá do fio do horizonte.”

 

 

Com a colaboração da livraria Traga-Mundos.

 

Ver também com Jorge Barreto Xavier:

Conferência-debate | “Cidade Lugar Comum”

Oficina de Gestão Cultural

 

Para mais informações e inscrições (até ao dia 28 de Novembro), contacte-nos em cultura@casademateus.pt.