Cidade, Lugar Comum | João Seixas
13 de Outubro, 19h00 | Plataforma Zoom

A carregar Eventos

João Seixas, geógrafo, economista, Professor da Universidade Nova de Lisboa e consultor da União Europeia, é o convidado para mais uma sessão do Ciclo de Conferências CIDADE, LUGAR COMUM. O tema, ‘A cidade e a sua governação para tempos pós-pandemia’ interpela-nos num momento em que as decisões que tomamos no presente tendem a conformar o futuro.

«Vivemos um importante tempo de transição entre diferentes épocas. A gradual inserção na era digital e a crescente consciência ecológica, exige cidades vividas, administradas e pensadas por novas formas. Por seu lado, a pandemia e seus efeitos vieram acentuar as contradições mas também as oportunidades de mudança. Uma mudança para cidades mais justas, mais ecológicas e mais produtivas. Temos ótimas ferramentas – tecnológicas, culturais, científicas, cívicas – para a construção de visões de tempos longos para as nossas cidades. Necessitamos de posicionar mecanismos para o acionamento integrado – e permanente – desta construção.»

João Seixas

 

CIDADE, LUGAR COMUM é uma iniciativa da Fundação da Casa de Mateus e do Município de Vila Real. Ensaia modelos de participação ativa dos cidadãos na compreensão dos múltiplos desafios que afetam as zonas urbanas, procura formas inovadoras de ler a experiência acumulada e de impulsionar a construção de um futuro comum: uma cidade inteligente, inclusiva, promotora de coesão económica, social e territorial.

Informações e inscrições: cultura@casademateus.pt