2018

 

AGOSTO

 

XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

A Fundação da Casa de Mateus, realizou entre os dias 12 e 18 de Agosto de 2018, os XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, contando com uma forte participação da comunidade nos eventos realizados. Sob a Direção Artística de Ricardo Bernardes e Direção Pedagógica de António Carrilho, o elenco de professores incluiu também: María Cristina Kiehr (canto), Enrico Gatti (violino barroco), Jacques Ogg (cravo), Raquel Cravino e Márcio Soares de Holanda. Os Cursos também contaram com a participação de  Helena Marinho (cravo e pianoforte), Michio O’Hara (cravo) e Duncan Fox (violone e contrabaixo).

Os reportórios trabalhados e apresentados pelos participantes e professores foram variados e abrangentes, indo desde música vocal e instrumental de fins do séc. XVI (Alta Renascença e Barroco inicial) como a obra de Pedro de Araújo apresentada pelo quarteto de flautas de bisel “The Judgement of Paris”, até obras de transição do Classicismo para o Romantismo do início do séc. XIX, apresentando-se obras de Schubert e Kranmer. Deu-se também grande atenção aos compositores da família Bach e outros alemães como Telemann, Pepush e Buxtehude, tanto no Concerto de Abertura como pelos participantes ao longo dos cursos. Especial atenção também foi dada ao repertório francês, desde o Concerto de Jacques Ogg – “L’At de toucher le clavecin”, aos Concertos dos participantes com significativo número de obras de Couperin, Charpentier e Rameau. As obras italianas foram grandemente representadas nas árias trabalhadas com os participantes das aulas de canto, assim como na música de Câmara Vocal e no Ensemble Vocal, com obras de Monteverdi, Marcello, Durante, Bononcini, entre outros. A música portuguesa também foi representada, com especial atenção no trabalho do Ensemble Vocal, que trabalhou e apresentou duas importantes obras de João Rodrigues Esteves, sendo seu “Salve Regina” apresentado em estreia moderna a partir de edição especialmente preparada para ser trabalhada durante os cursos.

Esta XXVIIIª edição dos Encontros Internacionais de Música, ocorre após a interrupção desta atividade em 2005. Foi aguardada com muita expectativa como ficou demonstrado pela entusiástica afluência aos Concertos, e pelo feedback positivo dos participantes. Concluídos os trabalhos fica a certeza de uma nova edição já programada para decorrer entre os dias 16 e 24 de Agosto de 2019. A Fundação da Casa de Mateus agradece o apoio do Município de Vila Real e a colaboração da Paróquia de Mateus.

Professores: