A Fundação da Casa de Mateus (FCM) foi instituída em 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque.

Desde 1973, o Director-delegado da Fundação da Casa de Mateus é D. Fernando de Sousa Botelho Albuquerque, filho de D. Francisco, que inicia no dia 3 de Dezembro de 1977, com o ciclo “A Cultura em Diálogo”, as atividades da Fundação.

Desde esta data a Fundação tem realizado eventos que cumprem os fins culturais, artísticos, educativos e científicos para os quais foi instituída, consignados no art. 3º dos seus estatutos.

No que se refere à atividade cultural, a FCM organiza desde 1977 seminários sobre assuntos de relevância nacional sobre vários assuntos nas áreas da economia, política e saúde, entre outras. Além dos seminários a Fundação da Casa de Mateus realiza também, desde 1979, Cursos Internacionais de Música e, desde 1985, o Festival de Música da Casa de Mateus, muito prestigiado a nível mundial. Entre as atividades culturais habituais, contam-se ainda a realização de seminários de tradução colectiva de poesia e a entrega do Prémio Literário D. Dinis.

No campo da atividade científica, a Fundação da  Casa de Mateus preside ao Instituto Internacional Casa de Mateus, criado em 1986, de que são membros Academias, Universidades e Institutos Científicos portugueses.